16 janeiro 2014

Resenha: Apaixonada por Palavras

Páginas: 157
Editora: Gutenberg
Ano: 2012
Oie, hoje eu vim resenhar para vocês o livro da *cof cof diva cof* Paula Pimenta. O Apaixonada por Palavras é um livro de crônicas da autora, todas cronologicamente organizadas: de Dezembro/2000 até Dezembro/2008.
Eu li pela primeira vez já tem um tempo, mas adoro reler e reler as minhas crônicas preferidas. É incrível como você se sente a inspiração do autor pra escrever e nos livros da Paula, vira e mexe, isso acontece. Não é atoa que ela é minha, e de muitas outras pessoas por ai, escritora preferida. Eu virei fã dela com Fazendo Meu Filme, e a cada livro novo eu tenho mais certeza de que se um dia eu resolver escrever eu quero escrever como ela. De maneira leve, juvenil, nada infantil, e sincera.
Mas eu acho que comecei esse post pra resenhar um dos livros dela e não ela né? rs.

Eu não vou resenhar crônica por crônica para vocês, vou simplesmente colocar um trecho da crônica que da nome ao livro (Apaixonada por Palavras) aqui e vocês tirem suas próprias conclusões. Mas antes queria falar da montagem/aparência do livro, que além de ter uma capa linda, tem o charme de em cada crônica ter uma quote em vermelho e todas as crônicas terminarem com um coraçãozinho.

"Odeio cantadas. Flores não me seduzem. Chocolates então, nem pensar. O que me comove são palavras.
No caminho de casa, passo por uma pista de cooper onde há barras e aparelhos de ginastica. Em qualquer hora do dia ou da noite, rapazes de fazer inveja as galãs globais puxam ferros, correm como se fossem tirar a mãe da forca, levantam pesos, malham até o dedão do pé. Ao lado deles, garotas soltam suspiros para cada flexão de braço, lançam exclamações para cada bíceps trabalhado, fazem votação para definir qual peitoral é o mais sarado. Deixo tudo para elas. Tais rapazes não merecem un segundo olhar meu. Para mim, músculo em excesso é inversamente proporcional à inteligência. (...)"

SinopseEm "Apaixonada por palavras", lançamento da Editora Gutenberg, em que a protagonista não é Fani ou Priscila. Desta vez, é Paula Pimenta por Paula Pimenta. Narrado em primeira pessoa, o livro reúne 55 crônicas escritas entre 2000 e 2009, que descrevem suas experiências, sentimentos e reflexões. Com a mesma eloquência e fluidez que caracterizam seus romances, Paula Pimenta revela aqui a si própria, com relatos, comentários e ideias de forma clara e envolvente. Como a própria autora descreve: "É rara a ocasião em que não estou com um livro por perto, e mais raro ainda é o momento em que eu não estou com um bloco e uma caneta. Sempre anotando, pensando por escrito". Abordando temas como amor, ciúmes, amizade, esportes, cidadania, e muitos outros, a nova obra da escritora vai certamente agradar a todos que já conhecem a força narrativa e expressiva de Paula Pimenta

* Os links de compra deste post renderão ao blog uma comissão em caso de venda realizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou deste post (: